VOCÊ ESTÁ EM:  HOME » LEIS

LEI MUNICIPAL Nº 465/2022, DE 04 DE JANEIRO DE 2022 - “CRIA O CARGO DE CHEFE DO SETOR DE LICITAÇÕES E CONTRATOS NA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DA CÂMARA MUNICIPAL DE PARAZINHO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS...”


Publicado em: 04/01/2022

LEI MUNICIPAL Nº 465/2022, DE 04 DE JANEIRO DE 2022

“CRIA O CARGO DE CHEFE DO SETOR DE LICITAÇÕES E CONTRATOS NA ESTRUTURA ADMINISTRATIVA DA CÂMARA MUNICIPAL DE PARAZINHO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS...”

 

A CÂMARA MUNICIPAL DE PARAZINHO, por meio de seus representantes aprovou, e o PREFEITO MUNICIPAL sanciona a presente Lei:

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 1º - Para cumprir suas finalidades Administrativas, a Câmara Municipal de Parazinho, cria em sua Estrutura Administrativa o Setor de Licitação e Contratos, vinculado a Direção Geral.

Art. 2º - Compete ao Setor de Licitações e Contratos:

I – Preparo de licitações, dispensas e inexigibilidades para aquisição de bens e serviços

II – Elaboração, administração e controle de contratos de serviços e fornecimentos de natureza contínua

III – criação e manutenção de cadastros de materiais, fornecedores, preços e outros afins

IV – Pesquisa e registro de preços

V – Formular e promover a implementação de políticas e diretrizes relativas às atividades de licitações, contratos administrativos, administração de materiais e cadastro de fornecedores

VI – Coordenar e articular a implantação de ações unificadas e integradas relativas às licitações e contratos administrativos

VII – Publicações de atos convocatórios e editais

VIII – requisitar a qualquer órgão da administração direta, informações no âmbito de sua competência, necessárias à boa prestação do serviço público e a devida instrução dos processos

IX – Promover a implementação dos entendimentos e orientações jurisprudenciais do órgão de controle externo nos editais de licitação e instrumentos contratuais.

Art. 3º - Em face do disposto nesta Lei, fica criado o cargo em comissão de Chefe do Setor de Licitação e Contratos, cujo vencimento, grau de escolaridade e atribuições são os definidos no Anexo I, que acompanha esta Lei.

Art. 4º - A nomeação para o cargo e efetivo exercício da Chefia do Setor de Licitações e Contratos dar-se-á a partir de 1º de janeiro de 2022, por força do art. 8º, da Lei Complementar nº. 173/2020.

Art. 5º - Em caráter excepcional e transitório a Câmara Municipal poderá se valer da comissão permanente de licitações da Prefeitura Municipal nos casos em que não dispor de número suficiente de servidores para compor sua própria comissão ou que se apresente momentaneamente incapacitado tecnicamente ao exercício das atribuições legais.

Art. 6º - Para a aplicação do disposto no artigo anterior, a Prefeitura Municipal e a Câmara Municipal deverão celebrar o competente Termo de Cooperação Técnica, constando as atribuições e responsabilidades dos respectivos Poderes.

Art. 7º - A cessão da comissão de licitações ou Pregoeiro e equipe de apoio ao Pregoeiro, da Prefeitura Municipal para a Câmara Municipal será efetivada por meio de Decreto do Chefe do Poder Executivo.

Art. 8º - Compete à comissão de licitações, ao Pregoeiro e a equipe de Apoio ao Pregoeiro, quando cedidos:

I – Auxiliar nos atos administrativos de abertura do processo licitatório

II – O credenciamento dos interessados, quando a modalidade de licitação exigir

III – O recebimento dos envelopes das propostas e de documentação de habilitação, quando a modalidade de licitação exigir

IV - Decidir sobre a habilitação preliminar dos interessados em participar da licitação, quando a modalidade de licitação exigir

V – A abertura dos envelopes das propostas de preços, o seu exame e a classificação, quando a modalidade de licitação exigir

VI – A condução dos procedimentos relativos aos lances e propostas e à escolha da proposta de menor preço, melhor técnica, melhor técnica e preço ou do lance de menor preço, quando a modalidade de licitação exigir

VII – A elaboração de atas

VIII – A condução dos trabalhos da comissão ou da equipe de apoio

IX – O recebimento, exame e a decisão sobre impugnações, podendo solicitar suporte jurídico a Câmara Municipal

X – O recebimento e encaminhamento de recursos a Câmara Municipal, para ciência e decisão

XI – O encaminhamento do processo devidamente instruído, ao Presidente da Câmara de Vereadores, visando à homologação e a contratação.

Parágrafo Único – Os casos omissos serão resolvidos em comum acordo entre os poderes Executivo e Legislativo, mediante o Termo de Cooperação de que trata o artigo 6º.

Art. 9º - Compete ao Poder Executivo de Parazinho:

I – Disponibilizar, a título não oneroso, os serviços e atribuições conferidas à comissão permanente de licitações, pregoeiro e equipe de apoio ao pregoeiro, em exercício perante a Prefeitura, para a realização das licitações da Câmara Municipal, nos termos da Lei nº 8.666/93 e 10.520/2002

II – Promover a integração da comissão, pregoeiro e equipe de apoio ao pregoeiro entre os dois poderes.

Art. 10º - Compete a Câmara Municipal de Parazinho:

I - A homologação do procedimento licitatório

II – A adjudicação do objeto licitado e a consequente celebração de contrato.

Art. 11º - Em hipótese alguma, a execução do Termo de Cooperação de que trata o artigo 6º, implicará em transferências financeiras entre os poderes executivo e legislativo.

Art. 12º - A vigência do Termo de Cooperação de que trata o artigo 6º, somente iniciará com a respectiva publicação.

Art. 13° - As despesas decorrentes com a presente lei correrão à conta de dotações consignadas no orçamento do exercício, suplementadas se necessário.

Art. 14º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogada as disposições em contrário.

Parazinho/RN, 04 de Janeiro de 2022.

 

CARLOS VERIANO DE LIMA

Prefeito Municipal


ANEXO I

GRUPOS OCUPACIONAIS

SÍMBOLO E DESCRIÇÃO DO CARGO

GRAU DE ESCOLARIDADE

CARGA HORÁRIA

ATRIBUIÇÕES

VENCIMENTO

NÚMERO DE CARGOS

 

 

 

 

 

 

CARGOS DE PROVIMENTO EM COMISSÃO

 

 

 

 

 

 

Chefe do Setor de Licitações e Contratos

 

 

 

 

Ensino Médio com conhecimento em rotinas atinentes a compras, licitações e contratos públicos.

 

 

 

 

 

 

40 horas

Dirigir, planejar e supervisionar os servidores e serviços afetos ao Departamento de Compras, Licitações e Contratos Supervisão das atividades das áreas de compras, licitações e gestão de contratos Assessorar o Presidente sobre procedimentos de compras e serviços conforme legislação Federal e Municipal, em especial a Lei nº. 8.666/93 e suas alterações Assessorar a Administração acerca dos procedimentos essenciais para a realização de licitações e contratos administrativos Assessorar a Comissão Permanente de Licitação sobre todas as etapas do processo licitatório Acompanhar as licitações no âmbito da Câmara Municipal, em todas as suas fases Assessorar a Comissão de Licitação na elaboração dos contratos administrativos relativos aos objetos licitados Executar as atividades determinadas pelo Presidente da Câmara Municipal Desempenhar a função de Pregoeiro Promover a gestão de contratos administrativos Receber e dar andamento as requisições de compras de bens e serviços encaminhados pela Direção Geral após devida autorização, promovendo o registro da requisição como processo administrativo Promover as cotações necessárias a definição do instrumento jurídico adequado a aquisição dos bens ou serviços solicitados Constatar a existência de dotações orçamentárias para as aquisições, reservando-as, e promover o processo ao Departamento Contábil para os procedimentos a seu cargo em todas as fases pertinentes Promover a aquisição, diretamente, nas hipóteses de dispensa ou inexigibilidade de licitação, elaborando contratos quando necessários, encerrando e arquivando os respectivos processos administrativos após liquidação da despesa Manter cadastro atualizado de fornecedores ativos e de fornecedores potenciais da Câmara Municipal Manter registro atualizado das normas e orientações inerentes ao Setor e também dos servidores e agentes públicos competentes para autorizar aquisições de bens ou serviços Disciplinar a política de compras da Câmara Municipal com vistas a supremacia do interesse público, da legalidade, da moralidade e da transparência ativa e passiva.

R$ 3.800,00

01

 

Parazinho/RN, 04 de Janeiro de 2022.

 

 CARLOS VERIANO DE LIMA

Prefeito Municipal



+ LEIS
Ver todos